sábado, 15 de outubro de 2011

Alone not lonely!

Este post é sobre um tema um bocadinho controverso e pouco falado e que muitas mulheres continuam a não aceitar. Venho falar-vos de pessoas, especialmente mulheres, que façam "programas" sozinhas, por exemplo, ir à praia, ao cinema, viajar, ir a um bar, uma refeição, etc etc etc.

Já mil e uma vezes ouvi mulheres dizerem: "o quê?? ir sozinha?? nem pensar! para isso não vou!!"

Pois é, eu sou da opinião contrária.

Na sociedade dos dias de hoje as mulheres cada vez mais adquirem importância, ganham mais, têm mais poder, maior peso nas decisões, mais presença, mais voz... Trabalham bastante, são geralmente mais esforçadas, mais dedicadas, mais trabalhadoras. O que é óptimo, o mundo evolui e com isso as mulheres também. O efeito perverso é o tempo. O tempo que já não se tem para "a casa", a família, os amigos, as viagens, etc.

O que vejo muitas vezes é que, por falta de tempo, conjugar horários entre amigas ou família para fazer esses "programas" tornou-se cada vez mais difícil e cada vez mais vemo-nos sozinhas a fazer esse tipo de actividades que à partida seriam feitas em conjunto com outras pessoas (quem diz o tempo diz dinheiro, ou o que for).

A questão surge quando muitas pessoas se colocam com as perguntas que referi anteriormente, e consequentemente, acabam por deixar de fazer as coisas simplesmente porque não querem estar sozinhas. Não duvidaria até que muitas pensem que as pessoas iriam olhar para elas e dizer "coitada! ali sozinha sem ninguém para a acompanhar", acham-se mais frágeis.

Simplesmente acho que a postura de mulher independente, esforçada, trabalhadora, etc, não condiz com esta outra postura de acharem que é uma solidão fazer programas sozinha.

Acho sinceramente que fazer estas coisas sozinha não só é uma questão de bem-estar próprio, como é óptimo para as pessoas "se encontrarem a si próprias". Considero que não há nada melhor no mundo do que estar num sítio qualquer sozinha e decidir "agora quero fazer isto!" e porquê? "porque me apetece!!". Não se dá satisfações a ninguém, não se tem horários, não se tem de chatear com combinações de programas, não  se está dependente de outras pessoas. Isso sim, para mim, é a independência total. Fazer o que se quer, quando se quer e onde se quer. 

Vou imensas vezes à praia sozinha, aos domingos é o meu "day off" e tento sempre ir ao cinema sozinha, já viajei três vezes sozinha e acho que não há nada melhor!! (e agora Barcelona espera por mim!!) Depois conto e partilho as experiências aos meus amigos. Conheço pessoas novas, desembaraço-me sozinha, e acabo por crescer imenso com isso!  Se os outros não podem, por que é que eu hei-de deixar de fazer as coisas?? No way! Pura e simplesmente A-D-O-R-O!

E vocês?? Qual é a vossa opinião?

(For an English translation please press here, SORRY!) 

3 comentários:

  1. Ora bem!
    Eu acho que não há problema nenhum em fazer todo esse tipo de coisas sozinha, a sério que não acho. Ás vezes, até gosto. Por exemplo, adoro fazer uma manhã ou uma tarde de compras sozinha. Adoro! Adoro não ter ninguem para comentar o que visto, o que escolho ou o que compro. Sabe-me bem e, muitas vezes, no fim sinto-me muito mais tranquila. Para mim, é "terapia". Tbm nao me importo de fazer praia sozinha. Tbm é um bocadinho de terapia.
    Agora.. Ir ao cinema. Nunca fui! Gosto de sair e comentar o filme e pronto. Sozinha... Nao sei! Isso nnc me deu para ir. Mas se um dia tiver que ser, é na boa!!!

    ResponderEliminar
  2. Não podia concordar mais! Acho que todas nós devemos de ter a nossa independência e os nossos momentos a sós. Às vezes é preciso.
    E também digo isto para mim porque acho que tenho de começar a ser mais assim. Por vezes é bom estarmos sozinhas e podermos fazer o que nos apetecer sem ninguém julgar :)
    Gostei muito!! :)
    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Grande beijinho Rii e Joana e obrigada pelos vossos comentários!! É bom saber o que a "femininada" pensa ;) boa semana!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...