terça-feira, 8 de novembro de 2011

Notas da semana

. Depois da apresentação do OGE 2012, que contem vários cortes na despesa efectuada com os transportes públicos, os sindicatos convocaram diversas greves para a presente semana que vão provocar a supressão de algumas carreiras.


. Após quase três semanas de indefinição, o PS acabou por se decidir pela abstenção na votação na generalidade do OGE 2012. A decisão emana da votação levada a cabo pela comissão política nacional do maior partido da oposição. Segundo alguma comunicação social, o ex-primeiro-ministro José Sócrates efectuou diligências junto de alguns membros da direcção socialista que lhe são próximos para que o partido votasse contra. Porém, António José Seguro para ter a situação sob controlo, e logrou que a decisão fosse tomada de acordo com a sua vontade.


. Depois de ter assumido a vontade de convocar um referendo sobre o plano de assistência financeira à Grécia, o primeiro-ministro Giorgios Papandreau acabou por desistir da ideia. Não só não irá haver consulta popular, como haverá a formação de um novo governo de unidade nacional sem Papandreau. Fica a dúvida: o ainda chefe do governo helénico " inventou " esta história do referendo por convicção própria ou apenas, antecipando a má reacção dos mercados e das instâncias europeias, para provocar uma saída airosa do executivo grego?


. Quando faltam apenas duas semanas para as eleições legislativas em Espanha, desenha-se uma esmagadora vitória dos conservadores do Partido Popular. O líder do PP Mariano Rajoy perfila-se para ser o novo presidente do governo espanhol. Rajoy, durante o período de pré-campanha tem adoptado uma postura discreta e sem grandes compromissos eleitorais. Já o secretário-geral do PSOE Rubacalba faz todos os possíveis para apresentar propostas caras à esquerda de modo a cativar o eleitorado que possa sentir-se tentado a votar nos partidos de esquerda mais radicais.


.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...