terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Notas da semana

. O governo, após a transferência para a esfera da Segurança Social do fundo de pensões da banca, anunciou um excedente orçamental da ordem dos 2.000.000.000€. Como seria de esperar, as reacções divergiram consoante os quadrantes políticos. O PS, pela voz de António José Seguro, defendeu que, com essa folga, o executivo estaria em condições de retirar apenas um dos subsídios dos funcionários públicos. Porém, o governo de Passos Coelho vai utilizar a verba para amortizar dividas a fornecedores.

. O secretário-geral do Partido Socialista advoga que os países que apresentem excedentes, tais como os do centro e norte da Europa, deveriam ser penalizados se não aplicarem os fundos decorrentes na dinamização do projecto europeu.

. Após a contagem dos votos, as forças islamistas saíram vencedoras das eleições legislativas no Egipto. Foi a primeira vez que o povo egípcio se deslocou às urnas depois da queda do regime de Hosni Mubarak.

. Nas legislativas russas, que elegem os deputados para a Duma (câmara baixa do parlamento), o partido Rússia Unida, liderado por Vladimir Putin e Dimitri Medvedev, alcançou a maioria parlamentar. Apesar de a percentagem dos votos ter ficado aquém do esperado, fica marcado mais um passo para a eleição de Putin como presidente da Federação Russa em Março de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...